O que é o Ambientalismo?

O ambientalismo é um conjunto de movimentos sociais e de ideais que tem como principal objetivo a defesa do meio ambiente, por meio da sustentabilidade, com a mudança dos modos de consumo e vida da sociedade.

Após a Segunda Guerra Mundial o ambientalismo ganhou força, com diversos estudos que visavam encontrar um sistema de convivência sustentável, ao contrário do modelo de desenvolvimento com uma visão de que os recursos naturais eram inesgotáveis.

Os movimentos ambientalistas ganharam popularidade década de 1970, sendo que em 1971, sugiram uma das maiores organizações ambientalistas do mundo, o Greenpeace. 

O movimento ambientalista ganhou notoriedade mundial, envolvendo várias esferas da sociedade, da política e da pesquisa ambiental. Um dos principais eventos neste sentido foi a ECO 92, realizada no Rio de Janeiro, onde foram discutidos vários temas ligados a biodiversidade, resultando na Carta da Terra, que foi uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica.

Pouco foi feito até agora, contudo os ambientalistas consideram o movimento vitorioso, pois as pessoas estão mais familiarizadas com a importância da sustentabilidade e manutenção do ecossistema.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador