Hiperinflação Alemã de 1923 - O primeiro desastre econômico do século XX



As pesadas punições impostas pelo Tratado de Versalhes,  a queda na arrecadação de impostos da região ocupada de Ruhr, somadas as impressões desenfreadas de dinheiro para cobrir dividas governamentais, eram alguns dos fatores que levavam a República de Weimar (Alemanha) a uma devastadora crise inflacionária.

Em outubro de 1923 a inflação chegou ao ápice, com uma taxa de 29.5000%. A inflação fazia com que o preço dos produtos dobrassem a cada três dias.

Entre o final de 1919 e novembro de 1923 os preços havia aumentado em 18.000.000.000.000% (dezoito trilhões por cento).  Para tentar conter a inflação e a queda do poder de compra da população, o Reichsbank continuava a imprimir dinheiro de forma maciça. A impressão de dinheiro era feita 24 horas por dia, mesmo assim não conseguia suprimir as solicitações por mais dinheiro, então o Banco Central Alemão passou a imprimir cédulas de bilhões e trilhões de marcos, o que aumentava ainda mais a desvalorização da moeda.
Contagem de cédulas impressas, grandes volumes eram impressos diariamente.
 A desvalorização do marco e a hiperinflação levou a preços absurdos de diversos produtos:  um pão custava cerca de 21 bilhões de marcos, um jornal 200 bilhões, uma onça de ouro (28,349 gramas) 87 trilhões de marcos.

mulher utilizar dinheiro para acender um fogareiro. Eram mais barato queimar dinheiro do que comprar carvão
O caos financeiro levou a deterioração da economia, e consequentemente, aumento do desemprego. A taxa de desemprego aumentou de 2,9% em 1920 para 28,2% em dezembro de 1923.


A República de Weimar estava mergulhada no caos financeiro. A hiperinflação destruía o poder de compra da população, e o marco alemão havia perdido seu valor.

A solução encontrada pelo Reichsbank foi começando a corrigir o problema criado por ele mesmo. Em 15 de novembro de 1923 o Banco Central Alemão parou de imprimir desenfreadamente o dinheiro e de "comprar" as dívidas do governo.

Em dezembro do mesmo ano, o novo presidente do Reichsbank, Hjalmar Schacht, que assumiu o caro após o falecimento de Rudolf Havensteis, tomou medidas para estabilizar a moeda, com o lançamento do rentenmark.

Cada rentenmark valia ao equivalente a um trilhão de marcos (chamado de papiermark, o "papel moeda" já não tinha mais nenhum valor). E cada rentenemark valia 4,20 dólares, já que cada dólar valia 4,2 trilhão de marcos, controlando o câmbio a níveis similares antes da Primeira Guerra Mundial.

O sucesso do rentenmark simbolizou o fim da hiperinflação alemão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador