Ordens de Cavalaria na Idade Média -


Envolvidas no espírito religioso da cavalaria medieval e com apoio da igreja católica, as Ordens de Cavalaria surgiram, principalmente, como forma de apoiar os movimentos das Cruzadas (no Oriente e na Península Ibérica). Muitas destas ordens se tornaram grandes organizações com influência política e social no mundo medieval. Entre as principais Ordens podemos citar:

Templários: A Ordem dos Cavaleiros de Cristo do Templo de Salomão, ou simplesmente Templários, surgiu durante as Cruzadas do Oriente, com o intuito de proteger os cristãos que realizavam suas peregrinações para os locais sagrados na Terra Santa. Durante os quase dois séculos de existência, a Ordem dos Templários se tornou em uma grande instituição político/militar/econômica. Seu poder resistiu até o rei Felipe, o Belo, que devia grandes somas de dinheiro para os Templários, conseguiu fazer com que o Papa, Clemente V, dissolvesse a Ordem e desse início a perseguição dos seus membros, sob acusação de heresia. Muitos dos seus membros foram executados, inclusive o líder, Jacques Demolay.

Hospitalários: A Ordem dos Cavaleiros de São João surgiu como uma ordem religiosa com o intuito de acolher os peregrinos no Oriente, e em 1120 a Ordem passou a cuidar dos doentes. Contudo os seus membros perceberam os cuidados com os doentes não resolveria a difícil situação dos peregrinos no Oriente, e a Ordem passou a adotar caráter, também, militar.

Teutônicos: A Ordem dos Cavaleiros Teutônicos foi criada com a finalidade de auxiliar as forças germânicas nas Cruzadas do Oriente. Seus membros eram, na maioria, da nobreza e os mesmos se envolveram em várias lutas contra movimentos heréticos na Europa.

Ordem de Santiago: Esta Ordem de origem castelhano-leonesa, instituída pelo rei Afonso VIII de Castela, a mesma foi fundada por volta de 1164, com o nome de Ordem de Cáceres, que mudou seu nome para Ordem de Santiago em 1170, tinha o propósito de lutar contra os muçulmanos na Península Ibérica e proteger os peregrinos do Caminho de Santiago Compostela. A mesma teve participação ativa na Guerra de Reconquista.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador