Há 25 anos o Brasil perdia Ayrton Senna

 O GP de Ímola de 1994 foi uma corrida marcada pelos inúmeros e graves acidentes. E tudo começou no treino de sexta-feira, 29 de abril, quando Rubens Barrichello, então piloto da Jordan, escapou na variante Bassa a 225 km/h, a zebra serviu para lançar seu carro sobre a barreira de pneus, e o carro bateu contra a grade de proteção, o carro capotou várias vezes antes de parar de cabeça para baixo. O impacto deixou Barrichello inconsciente. Rubinho teve o nariz quebrado e uma lesão no braço que o forçaram a abandonar as pistas no resto do fim de semana.



No treino de sábado, dia 30 de abril, faltando vinte minutos para o final, o austríaco Roland Ratzenberger, piloto da Simtek, passou direto na curva Villeneuve, bateu de frente na parede de concreto da curva, a mais de 300 Km/h, o impacto foi tão forte que causou um buraco na célula de sobrevivência. Momentos antes Roland havia atingido uma zebra, o que danificou a asa dianteira do seu carro, mas ao invés de retornar para o box para o conserto, ele tentou mais uma volta rápida, isso pode ter contribuído para a perda de controle do carro.
A morte de Roland Ratzenberger gerou uma controvérsia que poderia ter evitar a realização do GP. Houveram discussões sobre a hora e local da morte de Ratzenberger. Os organizadores do GP e da FIA alegam que ele foi levado ainda com vida ao hospital em Bolonha, mas os investigadores alegam a morte foi, praticamente, instantânea e pelas leis italianas, se um esportista morrer durante um evento esportivo, todo evento deve ser cancelado e o local de sua realização fica à disposição dos peritos até o fim da investigação. Se isso tivesse acontecido, a morte de Senna teria sido evitada. Mas isso não ocorreu.


No domingo logo na largada, o finlandês J.J. Lehto não conseguiu largar com sua Benetton e ficou parado no grid, o português Pedro Lamy, da Lotus, que tinha sua visão bloqueada por outros carros não o percebeu, acertando em cheio a traseira da Benetton, partes dos carros voaram pelo ar, acertando a cerca de proteção, nove pessoas sofreram ferimentos leves após um dos pneus ultrapassar a cerca.


O safety car foi acionado e depois do recomeço, na sexta volta, a Williams de Ayrton Senna não obedeceu o seu comando e foi direto contra o muro da curva Tamburello a 210 km/h. Um braço da suspensão furou o capacete de Senna, causando um perfuração craniana e a morte instantânea do tricampeão da F1.


Mas o GP de Ímola estava fadado a acidentes e faltando dez voltas para o fim da corrida, a roda traseira direita da Minardi de Michele Alboreto se soltou na saída dos boxes atingindo mecânicos da Ferrari e da Lotus, que foram levados para o hospital devido os ferimentos. 


O GP foi vencido por Michael Schumacher, com Nicola Larini e Mika Häkkinen, completando o pódio. Nenhum champanhe foi estourado, naquela corrida que não era para ter acontecido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador