Há 25 anos o Brasil perdia Ayrton Senna
O GP de Ímola de 1994 foi uma corrida marcada pelos
inúmeros e graves acidentes. E tudo começou no treino de sexta-feira, 29 de
abril, quando Rubens Barrichello, então piloto da Jordan, escapou na variante
Bassa a 225 km/h, a zebra serviu para lançar seu carro sobre a barreira de
pneus, e o carro bateu contra a grade de proteção, o carro capotou várias vezes
antes de parar de cabeça para baixo. O impacto deixou Barrichello inconsciente.
Rubinho teve o nariz quebrado e uma lesão no braço que o forçaram a abandonar as
pistas no resto do fim de semana.
No treino de sábado, dia 30 de abril, faltando vinte
minutos para o final, o austríaco Roland Ratzenberger, piloto da Simtek, passou
direto na curva Villeneuve, bateu de frente na parede de concreto da curva, a
mais de 300 Km/h, o impacto foi tão forte que causou um buraco na célula de
sobrevivência. Momentos antes Roland havia atingido uma zebra, o que danificou
a asa dianteira do seu carro, mas ao invés de retornar para o box para o
conserto, ele tentou mais uma volta rápida, isso pode ter contribuído para a
perda de controle do carro.
A morte de Roland Ratzenberger gerou uma controvérsia
que poderia ter evitar a realização do GP. Houveram discussões sobre a hora e
local da morte de Ratzenberger. Os organizadores do GP e da FIA alegam que ele foi
levado ainda com vida ao hospital em Bolonha, mas os investigadores alegam a morte foi,
praticamente, instantânea e pelas leis italianas, se um esportista morrer durante
um evento esportivo, todo evento deve ser cancelado e o local de sua realização
fica à disposição dos peritos até o fim da investigação. Se isso tivesse
acontecido, a morte de Senna teria sido evitada. Mas isso não ocorreu.
No domingo logo na largada, o finlandês J.J. Lehto
não conseguiu largar com sua Benetton e ficou parado no grid, o português Pedro
Lamy, da Lotus, que tinha sua visão bloqueada por outros carros não o percebeu,
acertando em cheio a traseira da Benetton, partes dos carros voaram
pelo ar, acertando a cerca de proteção, nove pessoas sofreram
ferimentos leves após um dos pneus ultrapassar a cerca.
O safety car foi acionado e depois do recomeço, na
sexta volta, a Williams de Ayrton Senna não obedeceu o seu comando e foi direto
contra o muro da curva Tamburello a 210 km/h. Um braço da suspensão furou o
capacete de Senna, causando um perfuração craniana e a morte instantânea do tricampeão
da F1.
Mas o GP de Ímola estava fadado a acidentes e
faltando dez voltas para o fim da corrida, a roda traseira direita da Minardi
de Michele Alboreto se soltou na saída dos boxes atingindo mecânicos da
Ferrari e da Lotus, que foram levados para o hospital devido os
ferimentos.
O GP foi vencido por Michael Schumacher, com Nicola
Larini e Mika Häkkinen, completando o pódio. Nenhum champanhe foi estourado, naquela
corrida que não era para ter acontecido.
Comentários
Postar um comentário