As Origens do Dia do Trabalho

As origens do Dia do Trabalho remetem ao século XIX, nos Estados Unidos. Durante um congresso de trabalhadores, realizado no ano de 1884, onde a principal reivindicação era a jornada de trabalho a oito horas e estabelecendo o prazo de dois anos para implantação desta reivindicação.  Resultando em uma greve geral iniciada em 1º de maio de 1886.

Em Chicago, a greve se prolonga em várias empresas. No dia 3 de maio, durante uma manifestação, ocorrendo um confronto entre policiais e trabalhadores, resultando na morte de três trabalhadores.

No dia seguinte ocorreu uma marchar em protesto pela morte dos trabalhadores e ocorreu um novo confronto entre trabalhadores e policiais, e neste segundo confronto um policial e sete trabalhadores morreram.

 Para homenagear os mortos de Chicago, foi decidido na Segunda Internacional Socialista, de 1889, em Paris, criar o Dia Internacional do Trabalho, comemorado no dia de maio.

No Brasil o Dia do Trabalho foi oficializado em 1924, pelo presidente Arthur da Silva Bernardes. E esta data foi utilizada por Getúlio Vargas para instituir várias medidas trabalhistas, como a instituição do salário mínimo e da justiça do trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador