A Guerra Russo-Japonesa - Um conflito que selou o destino de dois Impérios

 
     A Guerra Russo-Japonesa foi um conflito que envolveu os Impérios da Rússia e do Japão e teve início no dia 08 de janeiro de 1904 e perdurou até 05 de setembro de 1905.

A guerra tinha como principal objetivo a expansão territorial na Coreia quanto da Manchúria (que pertence atualmente a China), principalmente após a Rússia se recusar a sair da Manchúria, descumprindo o acordo firmado após a Rebelião Boxer. 

A Guerra Russo-Japonesa teve violentas batalhas, tanto em terra, como na Batalha de Mukden e no Sítio a Port Arthur, quanto no mar, como na Batalha Naval de Tsushima, que resultou numa esmagadora vitória da esquadra japonesa.

Após uma série de vitórias japonesas, os russos, derrotados em terra e no mar, assinaram o Tratado de Portsmouth, onde reconheciam a soberania japonesa sobre a Coreia, os russos tiveram que se retirar da Manchúria, cedendo Port Arthur, a península de Liaodong e metade da ilha Sacalina para o Japão.

Era a primeira vitória de uma nação asiática contra um estado europeu, dando impulso para política nacionalista japonesa, que emergia como grande potência imperial na Ásia.

A guerra foi desastrosa para o Império Russo, o governo comandado pelo czar Nicolau II teve a confiança abalada pela derrota, marcando o início da decadência do regime czarista, que se viu obrigado a fazer volumosos empréstimos para se rearmar. 

A Guerra Russo-Japonesa, além de muito impopular, agravou as condições de vida dos trabalhadores da Rússia e resultou em revoltas populares em 1905, que foram o prelúdio para Revolução Russa de 1917.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador