Lev Vygotsky - Pedagogia e Educação

Os seres humanos ao nascerem em um ambiente com diversos valores culturais acabam por se tornar um ser, por natureza social.

Para Lev Vygotsky a criança nasce com conhecimentos psicológicos básicos, e a construção de seu conhecimento e desenvolvimento intelectual se dá através da convivência social, da interação entre os adultos (humano social) e as crianças (ser biológico).

Segundo Vygotsky, existem três etapas importantes da aprendizagem das crianças: 

A zona de Desenvolvimento Potencial, que corresponde as ações que a criança ainda não domina, mas que se espera que seja capaz de fazer;

A zona de Desenvolvimento Real, que são as ações que a criança já é capaz de fazer sozinha;

A zona de Desenvolvimento Proximal, que são as ações que a criança faz somente com o apoio de outros indivíduos.

Ou seja, o ensino-aprendizagem deve ser iniciado na zona do Desenvolvimento Real, onde a criança possui conhecimentos e realiza ações, mas que precisão ser aprimorados ou exteriorizados.

Neste processo o educador deve estimular a zona de Desenvolvimento Proximal, desenvolvendo os conhecimentos que não são presentes nas crianças. E a relação do Educador com o Educando não pode ser autoritária ou baseada, somente, na relação hierárquica entre professores e alunos. Neste ponto o Educador deve ver o erro do educando como parte do processo ensino-aprendizagem, e que não deve ser ignorado. A correção é importante para que o aluno perceba a necessidade de melhorar e de dedicar-se mais aos conhecimentos que ainda não domina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Hiperinflação Alemã de 1923 - O primeiro desastre econômico do século XX

Álbum - Sob o Sol de Parador