Lev Vygotsky - Pedagogia e Educação
Os seres humanos ao nascerem em um ambiente com
diversos valores culturais acabam por se tornar um ser, por natureza social.
Para Lev Vygotsky a criança nasce com
conhecimentos psicológicos básicos, e a construção de seu conhecimento e
desenvolvimento intelectual se dá através da convivência social, da interação
entre os adultos (humano social) e as crianças (ser biológico).
Segundo Vygotsky, existem três etapas importantes
da aprendizagem das crianças:
A zona de Desenvolvimento Potencial, que
corresponde as ações que a criança ainda não domina, mas que se espera que seja
capaz de fazer;
A zona de Desenvolvimento Real, que são as ações que a criança
já é capaz de fazer sozinha;
A zona de Desenvolvimento Proximal, que são as
ações que a criança faz somente com o apoio de outros indivíduos.
Ou seja, o ensino-aprendizagem deve ser
iniciado na zona do Desenvolvimento Real, onde a criança possui conhecimentos e
realiza ações, mas que precisão ser aprimorados ou exteriorizados.
Neste processo o educador deve estimular a
zona de Desenvolvimento Proximal, desenvolvendo os conhecimentos que não são
presentes nas crianças. E a relação do Educador com o Educando não pode ser
autoritária ou baseada, somente, na relação hierárquica entre professores e
alunos. Neste ponto o Educador deve ver o erro do educando como parte do
processo ensino-aprendizagem, e que não deve ser ignorado. A correção é
importante para que o aluno perceba a necessidade de melhorar e de dedicar-se
mais aos conhecimentos que ainda não domina.
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