A Batalha de Ardenas - A última cartada de Hitler


Em 25 de janeiro de 1945 teve fim a Batalha de Ardenas (também conhecida como Batalha do Bulge), sendo a última grande ofensiva alemã no oeste, durante a Segunda Guerra Mundial.

O objetivo principal da Alemanha, que lançou esta ofensiva em 16 de dezembro 1944, era dividir as forças americanas e britânicas, cercando-as e destruindo ambas forças inimigas, assim negociar um acordo de paz com os Aliados, eliminando uma frente de combate, liberando as tropas para os pesados combates no leste (contra a União Soviética).

Os Aliados foram surpreendidos com a violenta ofensiva, resultando em intensos combates, mesmo diante do clima inóspito, devido às nevascas de inverno. As forças Aliados chegaram a ficar cercadas pelos alemães (cerco à Bastogne).

Mas com a melhoria do clima, juntamente com a chegada de reforços, incluindo o 3º Exército norte-americano, liderado pelo general George Patton e a superioridade material do Aliados (especialmente de força aérea), as linhas alemães foram rompidas e as rotas de abastecimento nazistas foram rompidas.

Existem divergências com relação às perdas norte-americanas, alguns destes cálculos indicam cercar de 108 mil baixas, sendo 19 mil mortos, sendo a Batalha das Ardenas o confronto mais sangrento que as forças norte-americanas enfrentaram na Segunda Guerra Mundial.

Para Alemanha as estimativas indicam que até 100 mil alemães foram mortos, feridos ou desapareceram, sendo que estas perdas foram decisivas para Alemanha, pois eram as últimas reservas de homens e equipamentos do oeste, os sobreviventes havia recuado para linha Siegfried, e a força aérea alemã (Luftwaffe), havia sido totalmente superada.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador