Somos culpadas por ser estupradas: eis a sentença da sociedade brasileira.



Tatiane Duarte
Redação d´O Historiante

Na quinta-feira passada, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou uma pesquisa, realizada entre maio e junho de 2013, sobre a tolerância da população à violência contra as mulheres no Brasil. Confira o resultado da pesquisa aqui: http://ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/SIPS/140327_sips_violencia_mulheres.pdf


Segundo os dados da pesquisa "58% responderam que 'se as mulheres soubessem se comportar, haveria menos estupros'. Para os pesquisadores: "as percepções manifestadas indicam que a população ainda 'adere majoritariamente a uma visão de família nuclear patriarcal, ainda que sob uma versão moderna". http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=21847&catid=10&Itemid=9

A pesquisa revelou aquilo que nós mulheres percebemos quando andamos pela ruas: somos pedaços de carne prontas a se devoradas por homens alfa com seus instintos sexuais primitivos e incontroláveis. É através de olhares, assobios e pela possessão violenta de nossos corpos que eles se fazem viris, aplaudidos pela sociedade. Aliás, na semana passada, no metrô de São Paulo, um homem ejaculou em uma mulher afirmando que não conseguiu "se segurar". A própria propaganda do metrô dizia: metrô cheio é bom para xavecar. Vejam em http://oglobo.globo.com/pais/propaganda-do-metro-diz-que-lotacao-bom-para-xavecar-mulherada-11983486).

Imagem retirada das redes sociais
O resultado da pesquisa foi noticiado pela imprensa nacional causando grande repercussão e, inclusive, foi tema de uma cena da novela das nove da Rede Globo. Por certo, se 65% dos entrevistados(as) afirmaram que as mulheres (não suas mães, esposas, filhas e sobrinhas) que vestem minissaias e decotes merecem ser violentadas, há os 35% que se revoltaram nas redes sociais contra este pensamento machista, sexista, medieval. 

Uma mulher, jornalista, que criou o movimento EU NÃO MEREÇO SER ESTUPRADA, foi ameaçada de estupro em sua página pessoal. Não, não precisamos de leis, não, não somos machistas. Não, não há desigualdade entre os gêneros. Mas, porquê tem tantos idiotas publicando atrocidades por ai? (Vejam em http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/cultura/o-estupro-e-culpa-da-mulher-seminua-nao-mas/). Eles fazem parte dos 65% que regulam nossos corpos com suas moralidades torpes. Esses homens não precisam enfiar seus pênis em um ato de estupro, eles nos violam com suas considerações que rotulam APENAS mulheres de acordo com suas roupas e comportamento. 


Imagem retirada das redes sociais

Como lembrou o jornalista Leandro Sakamoto: "A pesquisa apenas confirma o que já sabemos. Mesmo assim, ver os números, escancarados, gera uma sensação ruim". (Confira em http://blogdosakamoto.blogosfera.uol.com.br/2014/03/27/hoje-e-daqueles-dias-em-que-sinto-uma-vergonha-enorme-por-ser-homem/). Espero que mais homens também tenham vergonha de ser rotulados APENAS como alfa,  insensíveis,  violentos, dominantes.  

Meu companheiro, na ocasião da veiculação da pesquisa, me disse: "qual a surpresa? gente que pensa sempre foi a minoria.." Talvez seja hora não só de pensarmos, mas de agirmos, não apenas nas redes sociais ou em espaços como este. Mas, exigindo políticas públicas efetivas, leis severas e também através da construção de uma mudança cultural sobre as identidades de gênero nas mentalidades de nossas crianças. 

Eu espero ainda envelhecer num mundo onde mulheres e homens possam ser livres de rótulos. Eu espero ainda envelhecer num mundo onde o estupro de mulheres não seja justificado por suas roupas. Eu espero que as filhas e os filhos dos meus amigos tenham a chance de viver em um mundo onde possam ter a identidade de gênero que escolherem sem opressão e violência. A nós cabe tentar construir este mundo!


EU NÃO MEREÇO SER ESTUPRADA!
VOCÊ NÃO MERECE SER ESTUPRADA!
SUA FILHA NÃO MERECE SER ESTUPRADA!


SUA MÃE NÃO MERECE SER ESTUPRADA!

SUA IRMàNÃO MERECE SER ESTUPRADA!
A PROSTITUTA NÃO MERECE SER ESTUPRADA!

A MENINA DE MINISSAIA NÃO MERECE SER ESTUPRADA!
NENHUMA MULHER MERECE SER ESTUPRADA!


Foto do perfil da comunidade  Eu não mereço ser estuprada
https://www.facebook.com/pages/Eu-n%C3%A3o-mere%C3%A7o-ser-estuprada/262686010579662?fref=ts




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador