O que Mandela tem?



Profª Joyce Oliveira
Redação d'O Historiante


Aos 95 anos, Nelson Mandela tem sido assunto constante na televisão mundial neste ano.

Político e ativista muito conhecido na História Mundial pela luta contra o regime segregacionista do apartheid, por ter sido o primeiro presidente negro eleito na África do Sul (primeira eleição livre em que a maioria negra teve direito a voto), por ter recebido o Prêmio Nobel da Paz (1993) e pela atividade humanitária contra a AIDS, Madiba - como é conhecido carinhosamente pelos sul-africanos - têm enfrentado sérios problemas de saúde.


Devido a uma infecção pulmonar (que pode ter sido gestada devido a uma tuberculose que teve durante os 27 anos que esteve preso por acusação de traição ao regime do apartheid)  estava internado desde 08 de junho deste ano em um hospital da cidade de Pretória. Havia uma apreensão muito grande em relação ao seu estado de saúde e que ele viesse a falecer.

Mas, no início deste mês ( dia 01 de setembro) ele saiu do hospital e está recebendo tratamento em casa. Aparentemente essa doença tem uma explicação fisiológica, no entanto, os idosos pertencentes ao clã de Mandela (ele pertence à etnia Xhosa) aponta outra causa para sua enfermidade: a família de Mandela é muito grande (ele casou 3 vezes) e os 16 integrantes de sua família estão em um conflito familiar.


Toda a confusão é devida a exumação dos corpos do pai e dos tios de Mandla (neto mais velho de Mandela) em 2011 sem o consentimento do resto da família em 2011, que mandou sepulta-los na cidade de Mvezo no mesmo ano. Neste ano, o resto da família conseguiu autorização judicial para exumar novamente os corpos e levá-los para serem re-enterrados em Qunu, onde está localizada a residência do clã. 

Realmente, brigas familiares afetam a saúde de qualquer pessoa, mas, esta em especial para os idosos do clã está afetando o espírito de Mandela, pois, na visão de mundo africano, não há separação entre o campo espiritual e o mundo dos homens: um está entrelaçado ao outro e os espíritos podem interferir na vida das pessoas.

Segundo as tradições locais, perturbar os mortos traz maus agouros e os ancestrais de Madiba poderiam estar descontentes com Mandla e suas atitudes. Assim, as doenças que têm afetado o ex-presidente sul-africano teriam origens espirituais, pois, sua alma não poderia descansar enquanto os conflitos familiares não estejam resolvidos. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador