"Brava Gente brasileira!"

Prof.ª Joyce Pereira
Redação d'O Historiante



Estamos assistindo a uma revolução nas ruas do Brasil nestes últimos dias. Em praticamente todos os pontos do país existem manifestações contra a corrupção, a PEC-37, melhoria da saúde, educação, entre outras causas.

Há muito tempo não assistíamos o povo brasileiro sair às ruas, para reivindicar pacificamente contra o Estado e sua coação, que acaba nos oprimindo. Senti dentro de mim a vontade de sair às ruas e gritar contra o ônibus lotado e caro que pago todos os dias, o baixo salário de professora que recebo, a falta de infraestrutura do nosso país, a descrença política atual por que passamos.




Lutamos por nossa cidadania, que a cada dia fica mais diminuta perante os políticos e um sistema judiciário que não supre mais nossas necessidades. Enquanto pedimos voz e vez, o que nos dão em troca são balas de borracha, gás lacrimogênio, spray de pimenta, prisões, na tentativa de nos coibir com violência ou míseros 20, 30 centavos na passagem de ônibus, na esperança que esqueçamos as marcas que existem em nós e voltemos à inércia futebolística a qual estamos associados. Vemos governantes, políticos desesperados, aprovando medidas compensatórias e idiotas a um povo que acordou o gigante que existe dentro de nós: o nacionalismo.



Por nós mesmos, na busca de nos tornamos brasileiros melhores, com a dignidade que devemos possuir, saímos às ruas, contra tudo e todos que nos oprimem. Queremos nos sentir independentes:

"Já podeis, da Pátria filhos,
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Os grilhões que nos forjavam
Da perfídia astuto ardil...
Houve mão mais poderosa:
Zombou deles o Brasil.

Brava gente brasileira!
Longe vá... temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil".

Hino da Indepedência

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador