Aconteceu na História, entre 21 e 27 de abril...

21 DE ABRIL


Dia de Tiradentes
Líder da revolta anti-colonialista, Inconfidência Mineira, Joaquim da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado e esquartejado em 21 de abril de 1792. Entre os protestos da revolta, estavam os altos importos cobrados por Portugal. As influências vinham do Iluminismo e dos liberais franceses.

1898 - O presidente dos Estados Unidos William MacKinley declara a guerra contra a Espanha.

1914 - Veracruz (México) é ocupada por tropas dos Estados Unidos, a partir da ordem do presidente Thomas Woodrow Wilson durante o período expansionista norte-americano na zona do Caribe.

1918 - Primeira Guerra Mundial: o piloto canadense Roy Brown derruba o avião do barão Richthofen, o piloto mais popular alemão, conhecido como "o barão vermelho" por já ter derrubado 80 aviões inimigos. 

1926 - Nasce Isabel II, rainha da Inglaterra. 

1960 - A cidade de Brasília, nova capital federal do Brasil, é inaugurada solenemente pelo presidente Juscelino Kubitschek.





22 DE ABRIL


Descobrimento do Brasil
Depois de 44 dias de viagem, no dia 22 de abril de 1500, a frota de Pedro Álvares Cabral vislumbrava terra firme. Os 13 navios ficaram reconhecendo a nova terra e seus habitantes, os índios. Era o início da história do Brasil. A carta de Pero Vaz de Caminha, enviada ao rei de Portugal, relatou detalhadamente o fato.


1821 - Dom Pedro, filho de João VI (rei de Portugal), é nomeado regente da Coroa no Brasil.

1915 - I Grande Guerra Européia: pela primeira vez, gases asfixiantes são utliziados com fins bélicos. 

1984 - Uma pastoral formada por nove bispos católicos da Nicarágua, que faz o diálogo entre o governo e a guerrilha, começa a conhecer todas as igrejas do país. 


1997 - Soldados peruanos assaltam a residência do embaixador do Japão em Lima e liberam 71 dos 72 reféns retidos pelo Movimento Revolucionário Tupac Amaru desde 17 de dezembro. Morrem os 14 seqüestradores e um refém. 


2001 - É concluido, em Quebec, o III Encontro das Américas com o compromisso dos governos, com exceção de Cuba, de colocar em prática, antes de finalizar o ano 2005, uma área de livre comércio desde o Alasca até Terra de Fogo.

23 DE ABRIL


Morre Shakespeare
O escritor, poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare morreu no dia 23 de abril de 1616, aos 52 anos. Muitos o consideram um dos maiores autores da história, pelas suas tragédias eternizadas: Romeu e JulietaHamletMacbeth,Rei LearRicardo III e O Mercador de Veneza.


1564 - Nasce William Shakespeare, escritor inglês (há versões divergentes que afirmam que ele teria nascido nos dias 21 ou 22).

1848 - Os franceses votam pela primeira vez através do sufrágio universal estabelecido no país. 


1941 - Segunda Guerra Mundial: o exército grego se rende às forças alemãs, após uma forte resistência.


1952 - A televisão norte-americana transmite ao vivo a explosão da bomba atômica mais potente experimentada até então. 

24 DE ABRIL


Anexação da Cisjordânia
Em 24 de abril de 1950, a Jordânia anuncia a anexação da Cisjordânia, incluindo o setor oriental de Jerusalém, que se torna uma cidade dividida, com o setor ocidental ocupado pelos judeus. Muitos palestinos fogem para países vizinhos. Hoje, a área é um dos principais focos de conflito entre palestinos e israelenses.


1704 - Surge o primeiro periódico publicado nos Estados Unidos, o Boston Letters.

1800 - É fundada a Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos.

1918 - Primera Guerra Mundial: Primeira batalha na história de carros blindados, entre três tanques ingleses e três alemães no norte da França. 

1950 - O governo da Jordânia anuncia a anexação da Palestina árabe ao país.

1970 - Três guarda-costas haitianos bombardeiam o Haiti e se refugiam na base norte-americana de Guantánamo (Cuba). 

1996 - O Conselho Nacional Palestino aprova a modificação dos artigos da Constituição favoráveis à destruição do Estado de Israel e que são contraditórios aos acordos de paz. O Partido Laborista Israelense elimina a cláusula que se opóia na criação de um Estado Palestino. 

25 DE ABRIL


Criação da ONU
No dia 25 de abril de 1945, representantes de 47 países criam, na Conferência de San Francisco (EUA), a Organização das Nações Unidas (ONU). Ela foi resultado do esforço de visionários que buscavam a mundo capaz de resolver seus conflitos por outros caminhos que não o da guerra.


1844 - É firmado, em Madri, um tratado de amizade entre Espanha e Chile, em que a Espanha reconhece a independência do país americano.


1959 - É aberta a navegação do canal de São Lorenzo, que une os Grandes Lagos com o Atlântico. 


1969 - Entra em vigor o chamado Tratado de Tlatelolco, que proíbe as armas nucleares na América Latina.

1974 - Revolução dos Cravos, também conhecida como queda do regime de salazar, em Portugal.

1996 - Os 34 países da Organização dos Estados Americanos (OEA) declaram guerra total contra o terrorismo e aprovam um plano de ação para combatê-lo.

26 DE ABRIL


Desastre em Chernobil
Em 26 de abril de 1986, o reator número quatro do complexo nuclear de Chernobil, na Ucrânia (URSS), explode. A nuvem radioativa afetou países vizinhos, provocou 31 mortes no primeiro dia, contaminou 10 mil quilômetros quadrados e atingiu com as radiações 600 mil pessoas.


1828 - A Rússia declara guerra contra a Turquia por uma suposta violação do tratado de Ackermann.

1915 - Primeira Guerra Mundial: é selado um acordo secreto entre os aliados e a Itália, que oferece a este país compensações territoriais caso ele declare guerra contra a Áustria.

1924 - É publicado O Processo, a primeira das grandes novelas de Franz Kafka.

1990 - O rei da Espanha entrega ao escritor paraguaio Augusto Roa Bastos o Prêmio Cervantes de Literatura.

1994 - O Conselho Nacional Africano, de Nelson Mandela, ganha as primeiras eleições multirraciais da África do Sul com 62,6% dos votos, contra 20,4% do governante do Partido Nacional. 

27 DE ABRIL


As cabras clonadas
A empresa de Montreal (Canadá) Nexia Biotechnologies anunciou ter conseguido, mediante clonagem, o nascimento de três cabras idênticas no dia 27 de abril de 1999. A técnica foi a mesma utilizada com a ovelha Dolly, em fevereiro de 1997. As trigêmeas foram chamadas de Danny, Clint e Arnold.


1945 - É proclamada a 2ª República na Áustria e a sua independência da Alemanha nazista. 

1956 - O governo argentino anula a Constituição de 1949 e reimplanta a de 1853, por um decreto do presidente Pedro E. Aramburu.

2000 - Um total de 985 pessoas são assassinadas por uma seita apocalíptica da Uganda.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador