Aconteceu na História, entre 07 e 13 de abril...


07 de abril

Odisséia de Marte
Em 07 de abril de 2001, a sonda espacial Mars Odyssey 2001 da NASA sai da Flórida, rumo ao Planeta Marte. O objetivo era explorar o planeta e conseguir verificar a composição da superfície marciana, adquirindo informações sobre os perigos de radiação para futuros exploradores humanos.
1831 - O imperador do Brasil, Dom Pedro I, é obrigado pelo exército a abdicar em favor de seu filho, que recebe o nome de Dom Pedro II. 
1912 - Ocorrem as primeiras eleições em Buenos Aires com voto secreto e obrigatório. 
1926 - A irlandesa Violet Gibson atira em Mussolini, ferindo-o no nariz.
1966 - A bomba H, que tinha caído 3 meses antes de um avião dos Estados Unidos, é recuperada em Palomares, na Espanha. 
1980 - Os Estados Unidos rompem relações diplomáticas com o Irã, lhe impondo restrições comerciais. 
1989 - O Parlamento da Polônia aprova, por maioria, a reforma constitucional e as leis de liberdade sindical, associação e ordenação eleitoral. 
1992 - O Parlamento Europeu ratifica o Tratado de Maastricht para a União Européia. 


 08 de abril

Morre Picasso
Em 08 de abril de 1973, morre Pablo Ruiz Picasso, pintor espanhol, aos 91 anos. Picasso foi um dos maiores pintores do século. Criador do cubismo, o trabalho do artista não é cópia do mundo real, mas uma criação autônoma e nova. Ao lado, uma reprodução de Nature Morte aux Tulipes (1932).
1701 - As Cortes Espanholas, reunidas en Madri, reconhecem Felipe V de Bourbón como rei da Espanha.
1983 - O rei Dom João Carlos e a rainha Sofia são recebidos na cidade do Vaticano pelo Papa João Paulo II
1992 - Yasser Arafat, líder da Organização para a Libertação da Palestina, sobrevive a um acidente de avião quando sobrevoava o deserto do Saara.
1996 - Iugoslávia e Macedônia firmam o reconhecimento mútuo e o estabelecimento de relações diplomáticas.
1999 - São descobertas as múmias incas melhor conservadas na Cordilheira dos Andes, a 7 mil metros de altura.
2001 - A Funai faz o primeiro contato com uma tribo indígena, até então desconhecida, da Amazônia. Pelo menos 30 índios vivem sob o domínio de outra tribo maior.


09 de abril


Concorde 002 levanta vôo
Em 09 de abril de 1969, o avião supersônico britânico Concorde 002, batizado de G-BSST, realiza seu primeiro vôo de testes. O avião é o mais rápido do mundo, superando a velocidade do som. Milhares de pessoas assistem ao vôo que termina com êxito no Aeroporto de Fairford.
1850 - A Grã-Bretanha e os Estados Unidos firmam o Tratado Clayton-Bulwer, pelo qual ambas as nações se comprometem a não manter nenhum tipo de controle sobre o futuro Canal do Panamá.
1866 - É promulgada, nos Estados Unidos, a Ata dos Direitos Civis, que concede a nacionalidade norte-americana a toda pessoa nascida no território dos Estados Unidos.
1917 - Primeira Guerra Mundial: na batalha da colina de Vimy, os canadenses derrotam os alemães. 
1939 - Um dia após invadirem a Albânia, as tropas italianas tomam a capital, Tirana, e o rei Zog foge para a Grécia.
1940 - Segunda Guerra Mundial: tropas alemãs invadem a Dinamarca e a Noruega. 
1942 - Em Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, inicia-se a negociação para a criação de uma segunda frente de ajuda à União Soviética.
1992 - Após testes de impressão digital, as autoridades alemãs e israelitas afirmam estar certos que o nazista Josef Mengele morreu no Brasil, em 1979.


10 de abril


Morre Auguste Lumiére
Em 10 de abril de 1954, morre o francês Auguste Lumiére. Auguste, com o irmão Louis, inventou o cinematógrafo, equipamento que originou o projetor de cinema. Em 1895, os irmãos exibiram pela primeira vez imagens projetadas em uma tela. Louis dedicou a vida ao cinema, já Auguste seguiu a carreira da medicina.
1495 - Uma reunião dos Reis Católicos fixa as condições para autorizar as viagens para a América: habitar, comercializar e fazer descobrimentos no território.
1892 - É decretado estado de sítio de 72 horas no Rio de Janeiro.
1871 - Este foi o dia mais terrível da epidemia de febre amarela que assombrou Buenos Aires. 
1912 - O Titanic, o navio mais seguro que já houvera sido construído, sai de Southampton, Inglaterra para sua primeira e trágica viagem.
1920 - O general polonês Pilsusdki invade a Ucrânia e se apodera de Kiev, por onde inicia a guerra russo-polonesa. 
1938 - A unificação da Áustria e da Alemanha é aprovada. 
1970 - Paul McCartney anuncia o fim dos Beatles.
2001 - A Holanda torna-se o primeiro país do mundo a legalizar a eutanásia, sob certas condições, como a morte cerebral confirmada.


11 de abril


O exílio de Napoleão
Em 11 de abril de 1814, depois de travar batalhas e ver o território francês ser invadido pela Rússia, Napoleão Bonaparte, abandonado por seus generais e parentes, acaba abdicando em Fontainebleau a favor de seu filho de três anos. Posteriormente, parte para o exílio na ilha de Elba.
1713 - Os primeiros tratados de Paz de Utrech são firmados: a união entre Espanha e França é eliminada, e a Inglaterra inicia seu império colonial.
1917 - O Brasil rompe relações diplomáticas com a Alemanha, após submarinos alemães afundarem o barco brasileiro Paraná, nas proximidades da costa atlântica francesa.
1919 - É criada em Genebra a Organização Internacional do Trabalho (OIT), raiz do Tratado de Versalhes.
1945 - O campo de concentração nazista em Buchenwald é o primeiro a ser aberto pelas tropas aliadas no fim da Segunda Guerra Mundial.
1961 - Tem início em Jerusalém, Israel, o julgamento do criminoso nazista Adolf Eichman, que fora o arquiteto da "Solução Final", onde seis milhões de judeus foram exterminados. O promotor abriu o processo afirmando: "De pé ao meu lado encontram-se seis milhões de promotores".
1968 - A guerra racial eclode nos Estados Unidos depois do assassinato do líder negro Martin Luther King.
1970 - A Apollo 13 é lançada com destino à Lua, mas a explosão de um tanque de oxigênio durante a viagem transforma a missão em uma tentativa de salvar as vidas dos três astronautas. Dias depois, eles voltam à Terra com sucesso.
1990 - O Congresso brasileiro aprova o "Plano Collor".


12 de abril


Missão Espacial
Em 12 de abril de 1961, na primeira missão espacial tripulada, a cápsula soviética Vostok 1, transformou o coronel Yuri Alekseyevich Gagarin no primeiro homem no espaço a completar uma órbita em 89,1 minutos. Foi a primeira experiência humana a defrontar-se com algo estranho fora do Planeta Terra.
1900 - Para substituir o regime militar de Porto Rico, os Estados Unidos promulga uma lei que concede aos habitantes da ilha o direito de formar o Conselho Executivo e eleger o Parlamento.
1928 - O rei da Itália, Victor Manuel III, sai ileso de um atentado na inauguração da Feira de Mostras de Milão. 
1932 - Entram em erupção oito vulcões da Cordilheira dos Andes. A violência é tanta, que as cinzas chegam à cidade chilena de Valparaíso e às cidades de Buenos Aires (Argentina) e Montevideo (Uruguai). 
1981 - O ônibus espacial norte-americano Columbus, tripulado por dois homens, termina seu primeiro vôo de 54 horas e meia com êxito.
1983 - Ministros de países do Grupo de Contadora iniciam uma viagem pela América Central para preparar uma conferência de paz. 
1994 - Israel e a Organização pela Liberação da Palestina (OLP) firmam, na cidade do Cairo, um acordo sobre a policía palestina em Gaza e Jericó. 


13 de abril


Senna no GP da Espanha
Em 13 de abril de 1986, na estréia do circuito de Jerez de La Frontera, ocorreu o Grande Prêmio de Fórmula 1 da Espanha. O brasileiro Ayrton Senna, que era piloto da Lotus-Renault, numa grande disputa, ganhou com a ínfima margem de 0.014s em relação a Nigel Mansell, da Williams.
1813 - A Assembléia Geral Constituinte do Rio da Plata decreta um novo cunho para a moeda, sustituindo os bustos dos reis da Espanha pelas armas das Províncias Unidas do Rio da Plata.
1829 - O Parlamento Inglês concede liberdade religiosa aos católicos.
1831 - O imperador do Brasil, Dom Pedro I, embarca em uma viagem para a Europa, após firmar sua abdicação ao trono brasileiro.
1917 - O Brasil confisca navios alemães ancorados em seus portos.
1919 - O exército britânico destrói uma cidade sagrada da Índia e executa pessoas que protestavam contra as novas leis impostas pelo império.
1941 - Durante a Segunda Guerra Mundial, o Japão e a União Soviética assinam um pacto de não agressão.
1943 - O presidente Franklin Roosevelt inaugura o Jefferson Memorial, onde são enterrados os presidentes dos Estados Unidos.
1998 - Os dez seqüestradores do empresário Abílio Diniz entram em greve de fome, exigindo que os estrangeiros fossem expulsos do país, e que o único brasileiro pudesse cumprir a pena em liberdade. Em 1999, os estrangeiros foram extraditados para suas terras-natais e o brasileiro, transferido para o Ceará, onde conseguiu a condicional.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador