Filmes - Lanternas Vermelhas





Prof.ª Josi Brandão
Redação d'O Historiante

O filme é um drama, do diretor Yimou Zhang, e fala sobre uma adolescente chinesa do início da década de 1920, chamada de Songlian, que perde o seu pai e a ceita um casamento com um homem rico e importante da localidade, deixando para trás o sonho de entrar para a universidade.

Na casa onde vai morar, ela descobre que já há três outras esposas, sendo Songlian a mais nova, e percebe o jogo das mulheres para conseguir mais atenção do senhor, para assim desfrutar de melhor prestígio e respeito entre todos.

As esposas moram em casas separadas e o marido decide com quem vai passar a noite, sendo que entre elas há a necessidade de ter um filho homem urgentemente, já que só a primeira esposa teve o tão desejado primogênito. Devido à disputa pela atenção do marido, intrigas são uma constante na casa.

As mulheres retratadas no filme não têm escolhas. São designadas pelo que o homem deseja. Na verdade, ele nunca se mostra, sempre aparecendo de costas, pois o importante não é a sua presença, mas o que o filme propõe: a discussão de gênero. A submissão feminina, a falta de escolhas, a necessidade do filho homem como herdeiro e a ideia da mulher não como um ser humano, mas como uma parte da casa.

São quatro esposas que não podem escrever seus destinos, gerações diferentes, mas com a mesma reclusão e limitação, com um único sentido que é o de satisfazer o marido.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador