Xenofobia - Um mal que cresce no mundo

A xenofobia é um tipo de preconceito caracterizado pela hostilidade e ódio manifestado contra pessoas por elas serem estrangeiras.

A xenofobia pode estar fundamentada em diversos fatores históricos, culturais, religiosos, dentre outros. A xenofobia sempre surge do desconhecimento do outro e é acompanhada de estereótipos que reforçam o preconceito. Esse preconceito também pode ser acompanhado de etnocentrismo, ou seja, a noção de que a própria cultura é superior à outra.

A palavra xenofobia surgiu da junção de duas palavras gregas: xénos (estrangeiro, estranho) e phóbos (medo). Significa, então, “medo do estrangeiro” ou “medo do diferente”. A xenofobia, muitas vezes, está diretamente relacionada com o racismo, o preconceito contra as pessoas por causa de suas características físicas, principalmente cor de sua pele.

A palavra xenofobia foi muito utilizada para se referir a aversão que muitas pessoas podem sentir de um grupo estrangeiro, mas também pode ser utilizada para a aversão contra pessoas do mesmo país, mas que são consideradas estrangeiras (como, por exemplo, os nordestinos em algumas regiões do Brasil)

Por se tratar de um preconceito, a xenofobia está diretamente relacionada com atitudes e comportamentos violentos e discriminatórios. Sendo assim, pessoas xenófobas costumam praticar atitudes de segregação (exclusão) contra aqueles que são considerados estrangeiros. Alguns atos relacionados a xenofobia são acompanhados de agressões físicas e morais.

A xenofobia é manifestada contra diferentes grupos em todo o planeta. Na Europa, por exemplo, os árabes e muçulmanos têm sido alvo de grande preconceito, assim como os mexicanos e latinos, em geral, nos Estados Unidos. No Brasil, também se vivencia esse problema, principalmente contra os imigrantes venezuelanos e haitianos.

A xenofobia está diretamente relacionada com o fenômeno da migração, resultado dos muitos conflitos, crises econômicas e miséria que ocorrem no mundo atualmente. Isso faz com que muitos grupos, de várias nacionalidades ou regiões específicas sejam alvos de preconceitos e estereótipos, além de vítimas da xenofobia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador