Guerra Bizantino-Sassânida - Uma guerra que mudou o destino de um Império

O início do século VII foi marcado pelo grande confronto entre os Impérios Bizantino e Sassânida. A violenta Guerra Bizantino-Sassânida, que foi travada entre 602-628 teve como pretexto a suposta vingança de Cosroes II, que conquistou o poder do império Sassânida com a ajuda de Maurício I, imperador bizantino. Contudo Maurício I foi assassinado por Focas, que assumiu o poder. Cosroes II declarou então guerra contra o império Bizantino.

Os sassânidas tiveram uma grande sucesso no início da guerra, conquistando vários territórios bizantinos, como o Egito e partes da Anatólia, aproveitando da anarquia que se  encontrava o governo do imperador Focas.

Mas a ascensão do imperador Heráclio, ao governo bizantino, reverteu a situação, reconquistando os territórios perdidos. Em 626, com o auxílio dos ávaros, os sassânidas chegaram a realizar um cerco contra Constantinopla, mas foram derrotados. E após a invasão das forças bizantinas, o império Sassânida foi forçado a pedir a paz.

E qual foi a importância deste conflito para história?

Com o final da Guerra Bizantino-Sassânida, ambos os impérios estavam exauridos de recursos humanos e matérias. Tal vulnerabilidade favoreceu a ascensão do Califado Muçulmano Ortodoxo, que rapidamente conquistaram grande parte do império Sassânida e passaram a lutar, e conquistar, diversos territórios do império Bizantino.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador