O que é o Liberalismo?

O Liberalismo é um conjunto de teorias político, sociais e econômicas, que tinha como principal ponto a defesa da liberdade política e econômica.

O Liberalismo tem origem no período do Iluminismo, no século XVII, através dos trabalhos sobre política publicados pelo filósofo inglês John Locke, considerado o "Pai do Liberalismo".

Uma das características do Liberalismo é a crítica a interferência do Estado na economia (crítica ao Mercantilismo). A primeira corrente que criticou o Mercantilismo surgiu na França e ficou conhecida como a Escola Fisiocrata, que indicavam que as atividades econômicas naturais (agricultura e mineração) eram mais importantes que o comércio. Os principais nomes fisiocratas eram marquês de Mirabeau, Robert Turgot e François Quesnay.

Os fisiocratas criaram um lema para indicar a liberdade da economia, sem interferência do Estado: “ laissez faire, laissez aller, laissez passer, le monde va de lui-même”, que significa literalmente "deixai fazer, deixai ir, deixai passar, o mundo vai por si mesmo".

Adam Smith, considerado o "pai da teoria econômica moderna", indicava que o trabalho era a principal fonte de riqueza e acreditava que o Estado deveria intervir em áreas especificas da sociedade, como forma de evitar a injustiça, opressão e incentivar a educação.

John Stuart Mill era um estudioso da obra de Adam Smit, defendia o controle populacional e a criação de cooperativas para inimizar os efeitos negativos do capitalismo

Este modelo econômico liberal clássico, de não intervenção do Estado nos assuntos econômicos, teve seu colapso com a Quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, resultando na Grande Depressão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador