Aconteceu na História, entre 02 e 08 de junho...


02 de junho

Campanhas de Garibaldi
Giuseppe Garibaldi foi decisivo na unificação da Itália. De 1836 a 1848, ele se exilou na América do Sul, aderindo à Revolução Farroupilha, no sul do Brasil. Em 1860, comandou a Expedição dos Mil, quando conquistou a Sicília e Nápoles. Garibaldi viveu seus últimos anos em uma ilha italiana, onde morreu em 2 de junho de 1882.
1675 - Um golpe de estado na Espanha leva à queda da Rainha-mãe. D. Juan, filho natural de Felipe IV, toma o poder.
1917 - O Brasil revoga sua neutralidade na Primeira Guerra Mundial e aborda barcos alemães.
1945 - O papa Pio XII se pronuncia contra o nazismo, o qual já havia condenado em encíclicas anteriores.
1953 - Coroação de Isabel II como rainha da Grã- Bretanha e Irlanda do Norte, na Abadia de Westminster.
1963 - O príncipe regente Faisal decreta a abolição da escravatura na Arábia, último país do mundo em que ela existia.
1964 - Criação da Organização para a Libertação da Palestina (OLP).
1979 - João Paulo II chega à Polônia, na primeira visita de um papa a um país comunista.



03 de junho

O cineasta Rossellini
No dia 3 de junho de 1977, morre Roberto Rossellini. Filho de um rico arquiteto, esse famoso diretor italiano iniciou no cinema em 1934. Na década de 1950, ele se envolveu num escândalo ao manter um romance com a atriz Ingrid Bergman, que engravidou do cineasta quando ainda estava casada com o primeiro marido.
1885 - Golpe de Estado na República de El Salvador. O general Francisco Menéndez derruba o presidente Rafael Zaldívar e ocupa o seu lugar.
1926 - Estabelecido em Portugal um regime militar.
1944 - Segunda Guerra Mundial. É constituído o governo provisório francês.
1996 - Os ministros das Relações Exteriores da Otan chegam a um acordo para reformar o organismo, que se concentraria na Europa e não na Rússia.
2000 - Equipe de arqueólogos anuncia ter descoberto ruínas das cidades faraônicas de Iraklió, Canopus e Menouthis no fundo do Mar Mediterrâneo. Elas eram conhecidas apenas através de tragédias gregas e lendas.

04 de junho

Meio Ambiente na ECO 92
Em 4 de junho de 1992, líderes de 180 nações iniciam a ECO 92, no Rio de Janeiro. Esta conferência teve grande importância histórica ao chamar a atenção da opinião pública mundial, pela primeira vez, para as ligações entre os problemas ambientais do planeta, as condições econômicas e a justiça social.
1902 - Abertura no Louvre do Museu de Artes Decorativas.
1919 - Os aliados e a Hungria firmam um tratado de paz, após a Primeira Guerra Mundial.
1932 - Estoura um movimento revolucionário no Chile e se instaura a chamada República socialista.
1941 - Com a ocupação de Mosul pelas forças britânicas, o Iraque fica em poder da Grã-Bretanha.

05 de junho

Guerra dos Seis Dias
Em 5 de junho de 1967, tem início a Guerra dos Seis Dias. Os israelenses, com o auxílio logístico dos EUA, atacaram de surpresa o Egito, a Síria e a Jordânia, que preparavam uma ofensiva conjunta contra Israel. Após a vitória, os israelenses anexaram a península do Sinai, a Faixa de Gaza, a Cisjordânia e as Colinas do Golã.
1863 - França, Inglaterra e Rússia firmam em Londres o protocolo que os coloca como potências protetoras da Grécia.
1895 - Estoura no Equador uma revolta liberal que coloca na presidência o general Eloy Alfaro.
1947 - O general Marshall expõe na Universidade de Harvard o plano para a recuperação econômica da Europa, que mais tarde levaria seu nome.
1954 - Um grande escândalo literário na França ocorre na publicação de Bonjour, tristesse, de Francoise Sagan.
1964 - O Papa Paulo VI exonera do castigo eclesiástico os cristãos que fossem cremados.

06 de junho

O Dia D da Segunda Guerra
Em 6 de junho de 1944, conhecido como o Dia D, os Aliados fizeram o desembarque na Normandia com a Operação Overlord. Este foi o ponto decisivo para a vitória contra os nazistas. Na operação, as forças aliadas tiveram 2.400 baixas contra 1.200 dos alemães. Ao final do dia, 34 mil soldados já tinham desembarcado.
1856 - Os jesuítas são expulsos do México, durante o governo de Ignacio Comonfort.
1954 - É realizada, em caráter experimental, a primeira conexão entre redes de televisão européias, denominada Eurovisão. Ela envolveu Alemanha, Holanda, Grã-Bretanha, França, Itália, Bélgica, Dinamarca e Suíça.
1966 - A nave espacial norte-americana Géminis IX termina seu vôo de 72 horas, durante o qual deu 45 voltas ao redor da Terra.
1993 - O liberal Movimento Nacionalista Revolucionário ganha as eleições presidenciais e legislativas na Bolívia. Seu candidato, Gonzalo Sánchez de Lozada, é proclamado presidente três dias depois.
1996 - A China aceita suspender durante dez anos seus testes nucleares.
2001 - O espanhol Joaquín José Martínez, condenado à morte, é declarado inocente em um caso de duplo assassinato na Flórida (Estados Unidos).

07 de junho

Tratado de Tordesilhas
Em 7 de junho de 1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas. Um meridiano situado a 370 léguas à oeste de Cabo Verde determinava que as terras à sua esquerda seriam dos espanhóis e o território à direita, que incluía o Brasil, seria de Portugal. O acordo também assegurava o domínio português sobre o Atlântico Sul.
1863 - As tropas francesas, que haviam chegado ao México para apoiar Maximiliano I, tomam a capital.
1929 - O Plano Young, que previa que a Alemanha pagasse indenizações de guerra aos aliados, gera grandes protestos entre os alemães.
1944 - Segunda Guerra Mundial: o rei Leopoldo III da Bélgica é feito prisioneiro pelos alemães.
1951 - Execução dos últimos criminosos de guerra nazistas condenados pelo Tribunal de Nuremberg.
1967 - O governo boliviano declara estado de sítio devido às revoltas de trabalhadores e estudantes.
2000 - O juiz federal norte-americano Thomas Penfield Jackson propõe dividir a Microsoft em duas empresas para evitar o monopólio no mercado de programas de informática.
2001 - O ex-presidente argentino Carlos Menem é detido devido ao envolvimento com o contrabando de armas para a Croácia e Equador.

08 de junho

Maomé e o Islamismo
Em 8 de junho de 632, falecia Maomé, o fundador do Islamismo e profeta do Alcorão, livro sagrado da religião mulçumana A sua morte provocou uma crise no mundo árabe, já que Maomé não deixou descendentes masculinos e não designou nenhum sucessor. Neste dia, Abu-Bekr, foi eleito as pressas por alguns líderes árabes, o que acabou virando motivo de divisão entre os fieis.
1868 - O barco Le Puebla é o primeiro a utilizar petróleo como combustível para a navegação a vapor, no Rio Sena 
1940 - Aprovada uma nova Constituição em Cuba, onde se estabelece que o presidente será eleito para um mandato de quatro anos.
1950 - Tropas da Coréia do Norte cruzam o paralelo 38, a frontera imposta pelos aliados na conferência de Yalta, e invadem o território da Coréia do Sul, iniciando a Guerra da Coréia.

1999 - O juiz Juan Guzmán Tapia abre o maior processo contra a ditadura chilena (1973-1990) ao ordenar a prisão de cinco militares.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador