Aconteceu na História, entre 26 de maio e 1º de junho...

26 de maio

O grande cowboy
Em 26 de maio de 1907, nasceu um dos cowboys mais populares dos filmes de faroeste. O ator e diretor americano John Wayne teve seu primeiro grande trabalho em No Tempo das Diligências, clássico de John Ford rodado em 1939. Em 1969, recebeu o Oscar de melhor ator por Bravura Indômita, também dirigido por Ford.
1824 - Os Estados Unidos reconhecem o novo governo do Brasil, país que há pouco havia se tornando independente.
1908 - O Uruguai suspende o ensino religioso nas escolas.
1914 - Conferência de Niagara-Falls (Estados Unidos) para solucionar a situação política do México, em que foi firmada a suspensão dos conflitos.
1918 - Georgia e Armênia proclamam sua independência da Rússia.
1940 - Segunda Guerra Mundial: os aliados que lutam na Bélgica são encurralados pelos alemães, que se apoderam de Calais.



27 de maio

Reforma Protestante
Em 27 de maio de 1564, morre João Calvino (foto), reformista protestante. O fundador do calvinismo opunha-se à catolização da Igreja inglesa. Ele atacava práticas como ornamentos e músicas de órgãos. A sua corrente, a puritana, criticava também a autoridade dos bispos e governos.
1792 - Pela primeira vez é utilizada a guilhotina em Paris, para punir um ladrão.
1850 - A rainha Vitória da Inglaterra sofre seu quarto atentado.
1895 - Oscar Wilde é condenado a dois anos de prisão com trabalhos forçados ao ser considerado culpado por práticas homossexuais.
1971 - A União Soviética e o Egito assinam pacto de ajuda mútua.
1992 - A Comunidade Européia impõe sanções à Sérvia.
2000 - O principal partido protestante da Irlanda do Norte aprova, por pequena margem, seu plano para restabelecer a divisão de poderes com os católicos, principal objetivo do acordo de paz de 1998 para a província.

28 de maio

Romantismo Inglês
Em 28 de maio de 1779, nasce o poeta irlandês Thomas Moore (foto). Ele foi um dos artistas mais revolucionários do romantismo inglês. Suas obras iam do lirismo à sátira, da prosa romântica aos textos históricos e biográficos. Amigo de Lord Byron, o autor de Melodias Irlandesas também era um habilidoso músico.
1518 - O conquistador Juan de Grijalva descobre Tabasco, o povoado onde nasceu a célebre índia Malintzín, que ajudou Cortés durante a conquista do México.
1880 - Guerra do Pacífico: Batalha da Aliança, envolvando as tropas do Peru e Bolívia contra o Chile.
1917 - O Parlamento britânico aprova o projeto de lei que concede o voto às mulheres do Reino Unido. Porém, o voto só é permitido às maiores de 30 anos que sustentam a família.
1940 - Segunda Guerra Mundial: os ingleses conquistam Narvik (Noruega), que estava sob poder dos alemães.
1978 - Legalizado o aborto na Itália.
1998 - O Paquistão realiza cinco testes nucleares no deserto do Beluquistão, em resposta a Nova Délhi. Os Estados Unidos anunciam sanções econômicas ao Paquistão.

29 de maio

Tomada de Constantinopla
No dia 29 de maio de 1453, os turcos otomanos, comandados pelo califa Maomé II, tomaram a cidade de Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia. O acontecimento marcou o fim do Império Romano e o início da Era Moderna. Com a conquista, os turcos bloquearam as milenares rotas de comércio entre a Europa e o Oriente.
1765 - O czar Pedro II assume o trono da Rússia.
1791 - Revolução francesa: fala-se pela primeira vez no lemaLiberdade, Igualdade, Fraternidade, na Sociedade de Amigos dos Direitos Humanos, que estudavam a possibilidade de que cada soldado levasse no peito uma placa com essas palavras.
1923 - Os britânicos suspendem a constituição palestina, depois que os árabes se negam a cooperar.
1989 - Declarado o estado de sítio na Argentina devido à onda de saques a estabelecimentos comerciais, provocada pela crise econômica. Os conflitos causam a morte de doze pessoas e deixam uma centena de feridos.
2000 - Alberto Fujimori se declara presidente eleito do Peru antes da data oficial, e seu opositor, Alejandro Toledo convoca uma marcha pacífica para anular as eleições.

30 de maio

Joana D'Arc é queimada
Filha de camponeses, se dizia inspirada por Deus. Contribuiu de forma decisiva, mudando o rumo da Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra. Em 30 de maio de 1431, os ingleses a condenaram à morte na fogueira, sob a acusação de bruxaria. No mesmo dia, em 1920, foi canonizada pela Igreja.
1818 - Promulgada primeira constituição argentina.
1920 - Canonização da heroína francesa Joana D'Arc, que foi queimada na fogueira em Rouen, neste dia, em 1431.
1934 - É firmado um tratado entre Estados Unidos e Cuba, que inclui a abolição da emenda Platt e outorga a independência total da ilha.
1940 - O governo da Bélgica suspende as funções do rei Leopoldo III, alegando conduta inconstitucional.

31 de maio

Perseguição no Vietnã
No dia 31 de maio de 1966, monges budistas atearam fogo contra seus próprios corpos em Saigon, como forma de protesto contra a política do governo militar do Vietnã do Sul. Os monges faziam greves de fome e cometiam suicídio para exigir a igualdade perante a lei, a livre prática e propagação da fé budista.
1492 - Os Reis Católicos firmam um decreto de expulsão dos judeus de todos os seus reinos.
1910 - As províncias do Cabo, Transvaal, Natal e o Estado Livre de Orange se unem para formar a União Sul-Africana.
1939 - É firmado em Berlim um pacto de não agressão entre alemães e dinamarqueses.
1966 - Monges budistas atearam fogo sobre seus próprios corpos em Saigon, como forma de protesto contra a política do governo militar do Vietnã do Sul.
1994 - Os mísseis nucleares norte-americanos em terra e mar deixam de apontar para seus objetivos na antiga URSS.
2000 - O Congresso do Equador aprova a anistia geral para os militares rebeldes que protagonizaram a insurreição que derrubou o presidente Mahuad no início do ano.

1º de junho

Destruição de Osaka
Osaka era um dos alvos preferenciais dos aliados no Japão. Em 14 de março de 1945, essa cidade, equiparada a Chicago em extensão, recebeu 2.240 toneladas de bombas. Em primeiro de junho, os B-29 despejaram mais 6.110 toneladas dos explosivos, destruindo as indústrias e anulando qualquer esforço dos japoneses.
1533 - Fundação da cidade de Cartagena das Índias, na atual Colômbia.
1837 - Tratado de Tafna, que põe fim à guerra que a França vinha sustentando no norte da África.
1920 - É inaugurada em Berlim a primeira exposição do dadaísmo no mundo.
1996 - A Ucrânia completa a entrega a Moscou de seu arsenal nuclear, em cumprimento a um acordo com EUA e Rússia, que lhe converte em país sem armas nucleares.

2001 - O príncipe herdeiro do Nepal, Dipendra, assassina seus pais e vários membros da família real antes de cometer suicídio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador