Aconteceu na História, entre 19 e 25 de maio...




19 de maio

Nasce Malcom X

Malcom Little, conhecido como Malcom X, nasce no dia 19 de maio de 1925. Ele foi líder muçulmano do Movimento Negro nos Estados Unidos. Malcom X dizia que a religião havia desviado a ira negra do racismo branco e pregava que violência se combate com violência. Ele deu o grito deBlack Power de Stokely Carmichael.


1798 - Napoleão e seu Exército embarcam em Tolon com o objetivo de chegar ao Egito. 

1837 - A Argentina declara guerra contra a Bolívia que, unida ao Peru, sustentava um estado de alarme constante em Salta e Tucuman.

1874 - É criada a lei francesa que proíbe o trabalho de mulheres e crianças em minas.

1922 - O Sistema Monetário Internacional passa por uma reforma.

1955 - É firmado um tratado de paz entre o Reino Unido, França, Estados Unidos e a URSS, que põe fim à ocupação da Áustria.

1960 - O Real de Madri ganha seu primeiro Campeonato Europeu.




20 de maio

Inauguração de Auschwitz

Em 20 de maio de 1940, entra em funcionamento o campo nazista de Auschwitz. Ele foi o maior campo de concentração em funcionamento durante a II Guerra Mundial. Nele, dezenas de milhares de judeus foram carbonizados em fornos coletivos. Aos prisioneiros era dito que iriam tomar banho de água quente.


1880 - Morre Ana Nery, que realizou um grande trabalho para os bancos de sangue do Brasil durante a guerra de 1865.

1884 - Pasteur apresenta na Academia de Ciências de Paris o resultado de seus experimentos sobre o vírus da raiva.

1920 - O presidente de México Venustiano Carranza é assassinado.

1927 - O Reino Unido reconhece a independência da Arábia Saudita pelo tratado de Djeddah.

1948 - O conde Bernadotte é nomeado mediador da ONU para Palestina.

1988 - África do Sul, Angola e Cuba chegam a um acordo para o início da retirada das tropas cubanas de Angola e o início do processo de descolonização da Namíbia, de acordo com as resoluções da ONU.

21 de maio

Maio de 1968

Em 21 de maio de 1968, dez milhões de franceses fazem greve. Naquele mês, estudantes da Sorbonne e da Naterre foram às ruas para lutar contra a cultura vigente. Pregavam o igualitarismo, o liberalismo e a liberação sexual. Os slogans dos manifestantes eram: "é proibido proibir", "gozar sem freios" e "nem Deus, nem mestre".

1813 - A Assembléia Geral Argentina retira todos os títulos de nobreza no território das Províncias Unidas do Rio do Prata.

1822 - O Congresso do México proclama imperador do país Agustín de Iturbide, que havia dado um golpe de Estado.

1851 - É abolida definitivamente a escravidão na Colômbia, no governo do general José Hilario López.

1919 - A Câmara de Representantes norte-americanos autoriza o voto feminino.

1944 - Segunda Guerra Mundial: após uma duríssima batalha, os aliados ultrapassam Montecassino, facilitando a união com as forças de Anzio Nettuno e o avanço sobre Roma.

1949 - Guerra civil chinesa: os comunistas sitiam Shanghai por terra, mar e ar.

1951 - Na Coréia, as tropas da ONU empurram os comunistas para o norte do paralelo 38.

1982 - Guerra das Malvinas: a marinha britânica realiza as primeiras operações de desembarque nas ilhas com grandes perdas humanas.

1990 - O Iêmen do Sul e o do Norte se unem num só país.

2001 - Os Estados Unidos e a Autoridade Nacional Palestina (ANP) assumem as resoluções da Comissão Mitchell e Israel aceita o plano, mas nega a retirada dos assentamentos judeus. 

22 de maio

O primeiro avião 

Em 22 de maio de 1908, os irmãos Wright apresentam seu artefato voador no escritório de patentes norte-americano. Em 1903, Orville Wright teria conseguido realizar o primeiro vôo com um aeroplano mais pesado do que o ar, o Flyer 1. No entanto, alguns atribuem a Santos Dumont o feito, que teria acontecido em julho de 1906, com o 14 Bis.

1671 - É outorgada a Carta de fundação da cidade de Versalles, por Luis XIV da França.

1911 - Portugal adota como tipo ouro o escudo de cem centavos.

1933 - A luta em Cuba contra a ditadura do general Machado se torna uma verdadeira guerra civil.

1939 - Alemanha e Itália firmam em Berlim o chamado Pacto de Acero, verdadeira aliança militar entre ambos países.

1990 - Os líderes do Iêmen do Norte, Alí Abdalla Salej, e do Iêmen del Sur, Jaida Abu Baker, proclamam o nascimento da República do Iêmen, após a unificação de ambos territórios.

1991 - Os presidentes do Líbano, Elías Haraui, e da Síria, Hafez el Asad, firmam em Damasco um histórico Tratado de Irmandade, Cooperação e Colaboração, após o fim da guerra civil.

23 de maio

Morre Rockefeller 

Em 23 de maio de 1937, morre John D. Rockefeller (foto). O multimilionário criou a maior companhia petrolífera americana, a Standard Oil Company, . Ele era avesso à vida social e profundamente religioso. RockRedação Terraller também ficou conhecido pela obra filantrópica da sua Fundação, uma das maiores do mundo.

1822 - Começam as obras da primeira ferrovia do mundo, entre as cidades inglesas de Stockton e Darlington, de 40 quilômetros de extensão.

1853 - A Argentina aprova a constituição que vigora até hoje com emendas.

1915 - A Itália declara guerra à Áustria, abandonando sua neutralidade para intervir na Primeira Guerra Mundial ao lado dos britânicos e franceses.

1926 - A França declara o Líbano república.

1939 - O parlamento britânico aprova planos para tornar a Palestina independente em 1949.

1963 - Fidel Castro é o primeiro estrangeiro a receber o título de herói da União Soviética.

1984 - Cuba acata a decisão da URSS e de quase todos os países da órbita soviética de não participar dos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

1992 - Os Estados Unidos e quatro ex-repúblicas soviéticas assinam acordo para a observação de tratado para o controle de mísseis estratégicos.

24 de maio

O Telégrafo

O código Morse representa os caractéres através de pontos e traços. Estes correspondem a impulsos elétricos. Em 24 de maio de 1844, Samuel Morse (foto) emite a primeira mensagem telegráfica, enviada de Washington a Baltimore. Em 1872, o continente americano já era cruzado por mais de 300 mil quilômetros de linhas.

1819 - Zarpa de Nova York o navio Savannah, o primeiro barco a vapor que atravessa o Atlântico Norte.

1839 - Em Buenos Aires é firmado um tratado entre a Argentina e Grã-Bretanha para a abolição total do tráfico de escravos.

1866 - Batalha de Tuiuti, na guerra entre Brasil, Argentina e Uruguai, aliados contra o Paraguai, que deixou em campo cerca de 16 mil homens, entre mortos e feridos graves.

1933 - O Reichstag concede amplos poderes a Hitler por quatro anos, nos quais ele aproveita para governar a Alemanha a seu modo.

1941 - Segunda Guerra Mundial: o encouraçado alemão Bismarck afunda o encouraçado britânico Hood.

2001 - Encontrado na China um pequeno fóssil do mais antigo parente dos mamíferos.

25 de maio

A Era Milosevic
  
No dia 25 de maio de 1993, o Conselho de Segurança da ONU aprova a criação de um Tribunal Internacional de Crimes de Guerra para julgar o ex-presidente da antiga Iugoslávia, Slobodan Milosevic (foto). Ele foi responsabilizado pelo assassinato de milhares de civis albaneses em Kosovo e também pelo genocídio na Bósnia e na Croácia.

1498 - Em Florença, é enforcado o monge dominicano Jeronimo Savanarola, considerado precursor da reforma religiosa.

1660 - A Inglaterra restaura a monarquia e entrega o trono a Carlos II, onze anos depois da execução de seu pai, Carlos I.

1815 - Inglaterra, Prússia, Rússia e Áustria, irritadas com a volta de Napoleão Bonaparte da ilha de Elba, o declaram inimigo do mundo.

1881 - Um decreto do presidente Antonio Guzmán Blanco declara a canção Gloria al bravo pueblo como o hino nacional da Venezuela.

1883 - Por sugestão de Bismarck, institui-se na Alemanha o seguro de saúde, avanço social sem precedentes no mundo.

1949 - Os comunistas conquistam importante vitória na guerra civil chinesa ao ocupar a cidade de Xangai.

1993 - O Conselho de Segurança da ONU aprova a criação de um Tribunal Internacional de Crimes de Guerra na antiga Iugoslávia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador