Aconteceu na História, entre 05 e 11 de maio...



05 de maio

Morre Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte morre em 5 de maio de 1821. Foi general de artilharia francesa e líder do Exército. Na Itália, venceu uma série de batalhas, adquirindo grande prestígio. Tornou-se ditador da França, com o título de Cônsul. Em 1814, os inimigos invadem a França e Napoleão é exilado na ilha de Elba.
1494 - Cristovão Colombo descobre a ilha de Santiago, atualmente chamada Jamaica, durante sua segunda viagem à América.
1818 - Nasce Karl Marx, economista, filósofo e socialista alemão, em Treves, no sul da Prússia Renana. Em 1847, Marx e Engels publicam o folheto O Manifesto Comunista, primeiro esboço da teoria revolucionária que, mais tarde, seria chamada marxista.
1944 - Gandhi é liberado, por motivos de saúde, após 21 meses de detenção.
1948 - É declarada a independência do Estado de Israel, que logo teve que enfrentar uma guerra com todos os seus vizinhos.
1950 - O Arsenal de Marinha do Pará desapareceu com a criação da Base Naval de Val-de-Cans, que lhe herdou todo armazenamento das munições dos canhões. É uma parte da história da Força da Marinha na Amazônia (Brasil).
1983 - O Instituto Pasteur de Paris consegue identificar o vírus da Aids.



06 de maio

Nasce Sigmund Freud
Sigismund Schlomo Freud nasceu em 1856, na então cidade austrohúngara de Freiberg, Moravia (atualmente Pribor, Checoslovaquia). Ele inventou a teoria e a prática da psicanálise, termo criado em 1896. Freud morreu em setembro de 1939. Seu legado teve grande influência na cultura do século XX.
1840 - É colocado à venda o primeiro selo de correios do mundo, na Inglaterra.
1940 - II Guerra Mundial. Derrota dos aliados na Polônia. 
1965 - É lançado ao espaço o "Early Bird", primeiro satélite de comunicação com fins comerciais.
1967 - Os israelenses conquistam a parte oriental de Jerusalém, na Guerra dos Seis Dias contra uma coalizão de países árabes.

07 de maio

Termina a II Guerra Mundial
Forças alemães na Itália, Holanda, Dinamarca e noroeste da Alemanha se rendem depois que Hitler se refugia numa fortaleza militar e se suicida. O assédio da União Soviética cresce, e seu exército ocupa Berlim. No dia 7 de maio de 1945, a Alemanha assina a sua rendição. A guerra na Europa chegava ao fim.
1910 - O cometa Halley passa pela Terra.
1915 - Primeira Guerra Mundial: um submarino alemão afunda, no mar de Irlanda, o transatlântico Lusitania dos Estados Unidos, causando a morte de 1,2 mil pessoas. A Alemanha e os Estados Unidos rompem relações diplomáticas.
1963 - Os Estados Unidos colocam em órbita o satélite de comunicações Telstar.
2001 - O ladrão inglês Ronald Biggs, escondido no Brasil, volta ao Reino Unido.

08 de maio

Nasce Jean Henri Dunant
Em 8 de maio de 1828, nasce Jean Henri Dunant, suíço preocupado com a solidariedade mundial. Foi o ganhador do primeiro Prêmio Nobel da Paz, em 1901, por ter fundado a Cruz Vermelha Internacional e criado a Convenção de Genebra. A Cruz Vermelha é uma organização que até hoje ajuda pessoas doentes no mundo inteiro.
1350 - É assinado o Tratado de Bretigny, que põe fim ao primeiro período da chamada Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra.
1919 - É implantado nos Países Baixos o direito ao voto feminino.
1941 - É proclamada a República na Grécia. 
1984 - A URSS se nega a participar dos Jogos Olímpicos de Los Angeles. Treze países seguem seu exemplo. 

09 de maio

Mohammed Ali perde título
O boxeador Cassius Clay, chamado de Mohammed Ali, ganhou por três vezes o cinturão mundial dos pesos pesados. Lutou também contra a segregação racial nos Estados Unidos. Ele foi um dos símbolos da oposição à Guerra do Vietnã. Em 9 de maio de 1967, perdeu seu título mundial ao se negar a prestar serviço militar.
1940 - Segunda Grande Guerra Mundial: Tropas britânicas ocupam a Islândia e as ilhas Feroe.
1940 - Hitler autoriza a eutanásia na Alemanha.
1946 - O rei Vittorio Emmanuel III da Itália abdica em favor de seu filho Umberto II. Três semanas depois, um plebiscito decide pela implantação da República, e a família real é obrigada a deixar o país. 
1989 - Cerca de 200 soldados das tropas do Panamá ocupam a Junta Nacional de Escrutínio, revoltados com a publicação dos primeiros resultados das eleições, que acabaram anuladas
1995 - Na Costa Rica, o tribunal máximo da república declarou inconstitucional a obrigatoriedade do diploma de jornalista, pois impossibilita exercer um direito - a liberdade de expressão - assegurado a todos.

10 de maio

Mandela na África do Sul
Nelson Mandela assume a presidência da África Sul no dia 10 de maio de 1994. Ele é o primeiro negro da história a assumir o cargo no país. Mandela era pacifista e fazia campanhas por uma sociedade democrática mais livre e multirracial. Em 1993, junto com De Klerk, recebeu o Prêmio Nobel da Paz.
1854 - Após um golpe de Estado no Paraguai, Tomás Romero Pereira assume o cargo de presidente da República.
1871 - Após a guerra franco-prussiana, França e Alemanha firmam um tratado de paz na cidade de Frankfurt.
1877 - É proclamada a indepêndencia da Romênia.
1933 - O regime nazista alemão queima, em Berlim, 20 mil livros de autores que estavam no índex, a lista negra. 
1940 - Churchill é nomeado primeiro ministro do Reino Unido. 
1994 - Nelson Mandela assume a presidência da África Sul. É o primeiro negro da história a assumir o cargo do país. 
1990 - A Assembléia Nacional da Nicarágua aprova uma lei de anistia incondicional aos presos políticos.

11 de maio

Testes Nucleares da Índia
A Índia realiza três testes atômicos subterrâneos no deserto de Rajasthan no dia 11 de maio de 1998. Os testes causam revolta internacional, e a Índia passa a integrar o grupo das potências nucleares do mundo. Um balão do Greenpeace sobrevoou o Taj Mahal para protestar contra os testes nucleares.
1873 - Guerra de Cuba: morre nos campos de Jimaguayú o patriota Ignácio Agramonte, que lutou pela independência do país.
1911 - Revolução no México: é firmada a paz entre os revolucionários e o presidente Porfirio Díaz. 
1928 - As primeiras emissões regulares de TV são realizadas em Nova York.
1941 - Segunda Guerra Mundial: Londres sofre o mais duro bombardeio aéreo.
1976 - O embaixador da Bolívia, general Zenteno Anaya, é assassinado em Paris por desconhecidos. Os principais suspeitos são integrantes da Brigada Internacional Che Guevara.
1983 - Violentos conflitos em Santiago do Chile ocorrem entre manifestantes e a polícia, na jornada nacional de protesto contra a ditadura de Pinochet. Duas pessoas morreram e nove ficaram feridas.
1991 - A Angola se converte formalmente em um país com sistema pluripartidário.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador