Fake News e a Pós-Verdade

“As vacinas causam autismo”, “Caminhoneiros invadiram a Esplanada dos Ministérios em Brasília e reiniciam a greve”, “General anuncia intervenção militar e convoca povo do Brasil”.

Esses são alguns exemplos de “Fake News”, as Notícias Falsas que são disseminadas na sociedade. Este fenômeno, que não é algo recente, mas vem ganhando força, graças as redes sociais e de comunicações, que agilizam o envio de uma notícia na velocidade de um “compartilhar”.

As Fake News utilizam de fatos e personalidades midiáticos, que “atiçam” vários sentimentos nas pessoas (admiração, ódio, carisma, piedade). As Fake News, também, se apoiam num ambiente de polarização política,  de descredito nas instituições tradicionais de comunicação.

Muitos teóricos indicam que vivemos na era da Pós-verdade, que é um conceito que se referente a circunstâncias nas quais os fatos objetivos tem menos influência em moldar a opinião pública do que apelos à emoção e a crenças pessoais.

E é exatamente neste ponto que se apoia as Fake News, no apelo pelo emocional e pelas crenças do indivíduo que faz a pessoa acreditar em uma mentira, sem verificar se é verdade e replicá-la a demais pessoas.

Por isso antes de compartilhar uma notícia, verifique se a mesma é verdadeira e não uma propagação de um discurso mentiroso, uma Fake News...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Baal: de divindade à representação demoníaca.

Dica Cultural - Música e clipe Do the evolution (Pearl Jam)

Álbum - Sob o Sol de Parador